INSULINAS ANÁLOGAS – RESULTADOS DA CONSULTA PÚBLICA E SEUS DIREITOS
Foi rejeitada no ultimo dia 05/09/14, a proposta de incorporação das insulinas análogas pelo Governo na rede pública de sáude (SUS) , através de manifestação da CONITEC, e com base na consulta pública realizada sobre este assunto.
A alegação é sempre a mesma, de que já fornecem as insulinas NPH e Regular e que desta forma já cumprem com o dever constitucional e que os custos envolvidos com a incorporação afetariam o orçamento. Estamos falando de vidas, saúde e de doença crônica degenerativa, que se não tratada adequadamente acarretará sérias complicações as pessoas com diabetes.
Receberam na consulta pública milhares de manifestações de associações de pacientes; de médicos; de pacientes e não ouviram as vozes mais interessadas.
As pessoas com diabetes que tenham necessidade de utilizar as insulinas análogas devem continuar a solicitar administrativamente perante as secretarias de saúde de seus Estados e ou/Municipios e se não conseguirem receber o que necessitam para seu tratamento podem ingressar com ações judiciais para ter seus direitos garantidos.
Quem ganha até 03 salários mínimos de renda familiar pode buscar seus direitos junto a Defensoria Pública de seus Estados.
Ione Taiar Fucs- Advogada
Nenhum comentário:
Postar um comentário